Como vocês já devem ter lido no portal MundoGEO.com encerramos a parceria com a RXAM – Reed Alcantara Machado, promotora e organizadora da feira e congresso GEOSummit. Esta decisão foi comunicada por mim aos dirigentes da RXAM no final de 2009.

Trabalhamos na coordenação de eventos do setor desde o início dos anos 90 quando eu era presidente da ABEC-PR (Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional Paraná ). Na época coordenamos a parte técnica de dois eventos em Curitiba, que acabaram atraindo o interesse de todo o Brasil. Depois participamos do lançamento da revista Fator GIS e do evento GIS Brasil. Neste período também coordenamos eventos regionais em Brasília e Recife.

A partir do ano 2000 foi iniciada pela então Alcantara Machado Feiras de Negócios, com a nossa coordenação técnica, a série de eventos GEO Brasil em São Paulo, agora GEO Summit.

Em 2009 por iniciativa da MundoGEO foi lançada a série de seminários InfoGEO & InfoGPS de curta duração em São Paulo, além dos webinars (seminários on-line ).

Confesso que é um grande desafio atender as novas demandas de um mercado em constante transformação.

Entretanto, costumo sempre debater com a equipe da MundoGEO que existem pontos chaves para se atingir sucesso num evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, que são:

• Definição clara do público alvo;
• Elaboração de conteúdo de qualidade;
• Planejamento antecipado;
• Qualidade da organização;
• Divulgação antecipada e usando canais eficientes;
• Afinidade da lista de apoiadores e patrocinadores com o evento;
• Organização e promoção do evento em plena sintonia com as necessidades do mercado;
• Abrangência geográfica (se é local, regional, nacional ou internacional);

Resumindo, para promover um bom evento é importante saber ouvir o que mercado quer. Entendendo o mercado como produtores de soluções e usuários de geoprocessamento.

Profissionais ou empresas não devem decidir ir a um evento por obrigação ou rotina, mas sim com objetivos bem definidos. Os profissionais vão para aprender, trocar ideias e ainda fortalecer e ampliar a rede de relacionamento. Empresas apoiam, patrocinam ou expõe seus produtos e vão ao evento em busca de fortalecer sua marca e mas principalmente ampliar efetivamente seu faturamento.

Estas demandas devem ser atendidadas.

Em 2010, serão realizados vários eventos na área de geomática pelo Brasil. Serão seminários presenciais, on-line, fóruns, congressos e feiras internacionais, nacionais e regionais focados em temas acadêmicos, técnicos e comerciais. Com não dá para ir em todos, o profissional deve avaliar os reais benefícios que cada evento traz para sua carreira ou para a instituição que representa.

Feliz 2010 para todos

Emerson Zanon Granemann