Esse é um momento Jabá (não sabe o que é isto? Clique aqui).

paraorientacaoPubliquei hoje (link) um pequeno texto traduzido do excelênte Geografia para Llevar que fala sobre como os dispostivos GPS e os Sistemas de Informações Geográficas, tem modificado a nossa forma de viver e de comunicar.

O texto apresenta alguns exemplos interessantes de como estão sendo desenvolvidas aplicações que fazem uso da combinação Celular+GPS+Mapas, seja para divertimento, seja para nos apresentar produtos e conteúdo "geolocalizado".

Vemos a cada dia um novo equipamento de comunicação (já nem tenho coragem de chamar de celular para não ofender), que mais parece um canivete suíço. O GPS Insano já provocou a discursão e pede por mais criatividade dos fabricantes, leia aqui.

E os SIG´s nesse contexto, terão espaço ou ficaremos presos na Matrix Google? O Papa Michael GoodChild, já em 2001 colocava a questão da importancia dos Sistemas de Informações Geográficas como ferramenta de difusão em massa de informações, leia o artigo aqui.

Ainda não me arrisco a dizer qual será nosso futuro nisso, principalmente como profissionais que hoje dominam técnicas que esse novo mercado tende a banalizar (para o bem e para o mal).

Hoje estou filosofico demais e como todo bom filófoso, deixo as questões no ar.

Voltaremos a esse tema (eu e minha voz interior) para tentar chegar a uma conclusão…aguardem.