Olá pessoal

Andei sumido daqui. Muito trabalho e quase entregando a dissertação, então o tempo anda curtissímo. Prometo voltar ao ritmo em breve.

Por falar em dissertação, um dos temas que tenho pesquisado muito e que está relacionado com o que ando escrevendo é o Mapeamento Colaborativo e também o PPGIS (Public Participatory GIS ou ainda o Volunteered Geographic Information. A evolução da internet e principalmente dos serviços de WebGIS que sairam de uma posição "passiva" e agora permitem principalmente a interação entre a página e o visitante são as principais ferramentas que dão vida ao universo do Mapeamento Colaborativo.

Muitos casos de sucesso tem surgido na onda da criação coletiva de conteúdos através de mapas. Diria que um dos mais famosos no Brasil  foi o projeto Wikimapa, onde o envolvimento da comunidade carente na atualização das ruas,  pontos de interesse, hospitais que até então não eram vistos em nenhum mapa, trouxe beneficios não só a comunidade, mas também nos deu uma clara noção de que cada um de nós pode colaborar. Veja mais sobre o projeto aqui

Em  escala Global temos o OpenStreetMap que foi criado com o conceito de mapa "aberto" ou sem restrições comerciais, onde qualquer um pode atualizar informações que nem sempre vemos nos mapas comerciais. A idéia deu tão certo que até alguns governos cederam informações para o projeto e grandes empresas decidiram apoiar. Temos hoje uma base online e gratuita de milhares de ruas de todo o mundo e que não para de crescer. Veja mais sobre o projeto aqui.

Mas e o Disaster Map?

Para quem não conhece o Disaster Map foi um projeto que criei dentro do Wikiapps da Wikinova ,onde o objetivo é permitir a participação coletiva na publicação de Desastres Naturais em qualquer parte do mundo. O conceito por trás do Disaster Map é o mesmo do Mapeamento Colaborativo e do PPGIS, ou seja, o envolvimento da sociedade na criação de conteúdos em tempo real. Além de fazer parte de um dos objetivos da minha dissertação, também é minha contribuição no universo do SIG Colaborativo como alguns preferem dizer.

A idéia não é nova, mas o resultado tem sido positivo e se por um lado espero ver o mapa crescer em conteúdo e em participação, por outro queria que ele não precisasse existir, pois significa que em algum lugar pessoas sofreram as consequências de algum Desastre Natural, como os casos das Enchentes em São Paulo, dos deslizamentos em Angra dos Reis e o caso mais recente e impactante o Terremoto no Haiti, onde muitas vidas foram perdidas, familias desfeitas e prejuízos sociais e econômicos que acompanham as catástrofes.

Portanto se ainda não conhece o Disaster Map faça uma visita e ajude a divulgar a idéia. Clique nos links ou no banner no topo da página.

Se  quer saber mais sobre PPGIS recomendo visitar o  blog PPGIS.net, a página do IAPAD que tem uma extensa bibliografia sobre o assunto e um excelente Forum sobre o tema com uma série de recursos.

Até breve.