No dia 25 de outubro, aconteceu em São Paulo o evento de VANTs, promovido pela MundoGEO. Contabilizamos 120 participantes presenciais, 280 online, 13 palestrantes e 6 soluções na exposição, sendo 3 importadas e 3 nacionais. Foi um marco neste setor no Brasil. Entre os temas principais, tivemos a classificação dos VANTs, as barreiras legais provocadas pelo vazio da legislação nacional, as aplicações e a maior clareza nas diversas partes que compõe a tecnologia (aeronave, piloto humano remoto, sensor e software que dá a inteligência ao VANT).

Seminário sobre VANTs realizado pela MundoGEO

Tenho convicção que este mercado está em plena evolução, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. No evento Intergeo que participamos na Alemanha, em outubro, pudemos ver dezenas de opções de modelos com inúmeras aplicações. Vimos até um modelo bem pequeno à venda no Freeshop do aeroporto de Hannover, por menos de mil reais.

Tenho certeza esta é um tecnologia que veio para ficar e conquistar seu espaço como mais uma opção de mapeamento, sem comentar outras aplicações de salvamento, monitoramento de obras, multidões, etc. A questão legal está sendo discutida no mundo todo e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que esteve presente no evento em São Paulo, está conectada com os grupos internacionais que discutem o assunto no sentido de fornecer o mais breve possível as normas e certificações das operações dos VANTs com fins lucrativos. Em paralelo, a comunidade pressiona para que cada vez mais equipamentos sejam oferecidos para uso interno, bem como a indústria nacional desenvolve suas soluções com vista primeiramente ao mercado interno e, num segundo momento, o mercado externo.